sábado, 17 de maio de 2008

EVA - Economic Value Added

No, it isn't a lady....


Em português, é Valor econômico Agregado.

Várias empresas estão utilizando o EVA – Economic Value Added, marca registrada da Stern Stewart Co. com sede nos EUA, para medir o valor criado ou destruído para os acionistas e gerenciar ativos tangíveis e intangíveis numa visão de
longo prazo.

O EVA® pode ser explicado como um sistema de gestão financeira que mede o retorno que capitais próprios e de terceiros proporcionam aos seus proprietários. Ele mede a diferença entre o retorno sobre o capital de uma empresa e o custo desse capital, ou seja, o EVA® é um indicador do valor econômico agregado que permite a executivos, acionistas e investidores avaliar com clareza se o capital empregado num determinado negócio está sendo bem aplicado.

Tecnicamente, o EVA® é explicado como o NOPAT (Net Operating Profit After Taxes – Lucro Operacional Após o Imposto de Renda), deduzido do respectivo WACC (Weighted Average Cost of Capital - Custo Médio Ponderado de Capital). O WACC deve representar o efetivo custo do capital que foi operacionalmente utilizado para produzir o resultado econômico obtido. Os componentes utilizados para obtenção do EVA® são o NOPAT e os Encargos do Capital.


Há uma série de siglas e expressões que em última análise representam esta mesma
idéia, cita-se por exemplo: SVA – Shareholder Value Added, CVA – Cash Value Added,
CFROI – Cash Flow Return of Investment, TSR – Total Shareholder Return, REVA –
Refined Economic Value Added, AEVA – Adjusted Economic Value Added. A escolha do
EVA dar-se pelo fato da sua popularidade e da perfeita sintonia com o sistema de gestão
voltado para a criação de valor VBM – Value Based Management.

Resumindo, é o quanto o investimento gerará de resultado vs. qual o minímo que o acionista deseja de retorno de investimento, a Diferença destes dois resultados, gerará um EVA positivo ou negativo, no caso de negativo é melhor rever melhores formas de otimizar os ganhos, e no caso de positivo que ele pode ser feito.

Muito mais que calcular o resultado do EVA, é você conseguir enxergar os drivers do resultado, isto lhe permitirá agir prioritariamente.

Nenhum comentário: