quinta-feira, 29 de maio de 2008

Agência Fitch classifica Brasil como grau de investimento

A agência de classificação de risco Fitch anunciou nesta quinta-feira (29/05) que elevou o Brasil à condição de grau de investimento. A dívida em moeda estrangeira de longo prazo passou da nota BB+ para BBB-.

Isso significa que o Brasil passa a ser considerado bom pagador de suas dívidas e confiável para receber investimentos externos. É a segunda grande agência a conceder esse título para o Brasil em menos de um mês. No dia 30 de abril, a Standard & Poor´s também classificou o Brasil como bom para investir.


O que é "grau de investimento"?
O grau de investimento ou "investment grade" é uma nota concedida pelas agências de classificação de risco que indicam a capacidade de um País em pagar sua dívida interna e externa.
Vários indicadores são avaliados, como o índice de reservas internacionais, solidez da economia, estabilidade politica, entre outros fatores sociais, como liberdade de imprensa e distribuição de renda entre a população.
Cada agência de classificação tem sua metodologia, na Standard&Poor's e na Fitch Ratings o Brasil passou a ser BBB- e na Moody's está a apenas 1 passo do grau de investimento onde está classificado como Baa3
O Brasil ganha com este grau de risco melhor, taxas melhores para empréstimos no exterior. É como você como pessoa fisica, quanto menor o seu risco, melhores taxas conseguirá no banco.

Nessa quarta-feira uma agência menor de classificação de riscos, a canadense DBRS também concedeu o título de grau de investimento ao Brasil, passando o país para a nota de crédito (rating) de BB+ para BBB-, além de mudar a perspectiva para a economia brasileira de estável para positiva.


As agências de rating japonesas JCR e R&I também já tinham melhorado a nota do Brasil.

Agora, entre as grandes agências, apenas a Moody`s ainda não considera o Brasil investment grade.

A Fitch afirma em comunicado que o país "reduziu fortemente sua vulnerabilidade a choques externos e cambiais, controlou a estabilidade macroeconômica e aumentou as projeções de crescimento de médio prazo".

A promoção deveu-se, ainda, ao fato de que "autoridades estabeleceram uma pista segura de compromisso com inflação baixa e superávit primário que dissipou preocupações sobre a sustentabilidade fiscal de médio prazo".

O grau de investimento é um atestado de que é relativamente seguro aplicar em papéis de determinado país. As agências que avaliam esse risco dividem os países entre os que estão no grau de especulação (que oferecem risco alto) e os que atingiram o grau de investimento.

Na quarta-feira 28, o Banco Central anunciou que o setor público, pela primeira vez em um quadrimestre, teve superávit nominal no período de janeiro a abril deste ano. Isso significa que as receitas da União, dos Estados, dos municípios e das estatais, juntas, superaram todos os gastos dessas instituições, inclusive as despesas com pagamentos de juros da dívida.




Nenhum comentário: