quinta-feira, 19 de junho de 2008

Restrição de caminhões em São Paulo







Equivocada ou não, é certo que a Prefeitura de São Paulo teria que fazer alguma coisa para mostrar para a população alguma coisa que amenizasse o trânsito de São Paulo devido a proximidade das eleições.
No começo o setor olhou com descaso para a atitude que estava sendo ventilada que era a proibição da circulação de caminhões de carga nas ruas mais movimentadas, depois ficaram focados em conseguir autorização por meios legais, agora terão que mostrar que são realmente bons em logística. De um lado o cliente solicitando entrega imediata, e de outro lado o rodizio e a falta de equipamento. Quem diria que os transportadores teriam que fazer logistica de placas dos caminhões. Será pior o transportador que tiver 90% dos seu equipamentos com placa par, dificil logística com os clientes buscando a reposição automática.
Agora os operadores logísticos vão levar vantagem, principalmente os que tem um leque maior de fornecedores na sua carteira, ficará mais fácil fazer esta logística pela quantidade de equipamentos a sua disposição.
São Paulo é quase sempre o maior volume dos clientes, o que torna critico esta medida. Mas fico imaginando o final do mês, que são quase 70% da carga mensal do País, com São Paulo respondendo a maioria das vezes com 30% do consumo, já faltava equipamento, agora ficará mais complexo. É fato também que os lead times contratados vão aumentar pelo menos 1 dia.
E quem pensava que os VUCs (Veiculo Urbano de Carga) não ia entrar, também vai ter trabalho extra, pois entraram.
O que vai acontecer é que quem não tiver um bom gerenciamento, vai acabar quebrando, seja pelas multas, seja por deixar o veiculo parado.
E o cliente que não andava muito satisfeito com os serviços logísticos da empresa, e tinha dúvida se devia mudar ou não de prestador, agora vai saber claramente quem é bom, e quem não é.
O processo deverá ligar a carga ao equipamento, o que facilitará ao cliente saber a saída da carga,o mais interessante que pequenos comércios terão que se houver restrição total, e não por rodizio de placas, se preparem para receber fora do horário comercial as mercadorias. O que também pode ser uma ótimo oportunidade para os operadores logísticos, com soluções de entrega em veiculos menores até mesmo ter um central de abastecimento para os pequenos comerciantes, utlizando inclusive os motoboys - fechando um contrato mensal onde se paga diária e não viagem.
E tudo isto terá que feito na mão, já que não é de bom senso investir em um sistema ou alteração deste por algo provisório como o rodizio de placas, veremos quem é bom e quem não é.
Oportunidade não vai faltar para demonstrarem a Excelência de Serviços.


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